Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pobres serão mais afetados, diz presidente da Abiplast sobre proibição de plástico

Bruno Covas sanciona a lei que proíbe o fornecimento de copos, pratos e talheres de plástico a consumidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
Circular A indústria do plástico já reage contra a lei que proíbe o fornecimento de produtos descartáveis em estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo. José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast, associação que representa o setor, diz que a medida vai contra a economia circular, que prevê reciclagem.
 
De plástico Na opinião dele, os pobres serão mais prejudicados. “Pessoal que está na periferia, no hospital, nos bares de estrada, vai gastar mais com detergente e copo?”, questiona. “Supermercado dava sacola de graça. Agora todo mundo paga e ninguém fala disso. Agora o problema ambiental não existe”, ironiza.
 
Não mais Na segunda (13), o prefeito Bruno Covas sanciona a lei que proíbe o fornecimento de copos, pratos, talheres e agitadores para bebidas feitos de plástico a clientes de hotéis, restaurantes, bares e padarias.

Canudinho As empresas já têm metas contra o canudinho de plástico. A Nestlé diz que até 2025, tira o item de toda a produção de Nescau. O recém-lançado Ninho Vegetal, bebida vegana para crianças, vem com canudinho de papel.

Lotado Ainda são insuficientes os números que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) possui para concluir um estudo, a pedido da associação de shoppings Abrasce, sobre a nova proporção ideal de vagas de garagem nos estabelecimentos comerciais de São Paulo. De 30 empreendimentos, só 12 enviaram os dados, segundo a prefeitura. 

Às compras Com o aumento do uso de aplicativos de transporte, os estacionamentos ficaram subutilizados, levando a CET a iniciar o estudo para avaliar a necessidade de revisão, o que liberaria espaços a atividades mais lucrativas. 

Moderno Segundo a CET, os números analisados até agora são de shoppings em regiões com transporte público e ciclofaixas, em bairros com poder aquisitivo mais alto, onde, conforme pesquisa do metrô, as pessoas estão deixando de usar o carro próprio.

Sorte no jogo André Gelfi, sócio da brasileira Suaposta, vai à ICE, conferência global da indústria de jogos em Londres, em fevereiro, para falar com investidores sobre as expectativas em relação à regularização de apostas esportivas no Brasil. 

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo

Funcionários dos Correios ameaçam nova greve

Servidores da Casa da Moeda vão pressionar direção após protesto

Com Filipe OliveiraMariana Grazini e Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.