Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fabricante de brinquedo Estrela espera crescimento após coronavírus

Segundo Carlos Tilkian, doença pode trazer oportunidade para empresas nacionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem brincadeira Após a alta do dólar e o coronavírus, o empresário Carlos Tilkian, da fabricante de brinquedos Estrela, diz ter expectativa de que o fechamento do primeiro trimestre registre crescimento ante o mesmo período de 2019. “Nossos concorrentes, que têm mais de 50% de participação de mercado, são os importados. Independentemente de atraso [pelo coronavírus], quando esse produto vier, chegará mais caro, o que dá oportunidade às empresas nacionais de ganhar competitividade.”

Bola O empresário afirma que, mesmo na hipótese de pior cenário, em que pudesse haver queda de consumo de brinquedos, a produção no Brasil se destacaria em termos de abastecimento e custo.

Boneca “Percebemos alguns clientes já aumentando pedidos, preocupados com possível falta ou atraso no recebimento de importados. Isto abre uma possibilidade de, se efetivamente acontecer, gerar mais emprego, aumentar a produção aqui no Brasil”, diz.

Jogo Segundo Tilkian, como o setor de brinquedos é altamente sazonal, em caso de maior demanda pelo desabastecimento de importados, a indústria nacional teria capacidade de reação rápida.

Natal Tilkian, que se diz sempre otimista porque atua em um setor que acredita em Papai Noel, afirma ter esperança de que o estrago da doença no Brasil seja menor do que na Europa e na China porque aqui ela chegou mais tarde e pegou o país consciente.

Ação Ele relativiza o baque na Bolsa. “Na quinta (12), por exemplo, não teve uma notícia para justificar aquela queda brutal. Talvez a insegurança esteja mais no que pode acontecer com o Orçamento”, diz.


Prosa

Carlos Tilkian, presidente da Estrela
Carlos Tilkian, presidente da Estrela - Karime Xavier/Folhapress

"A instabilidade gerada pela relação entre os poderes talvez tenha um impacto maior na economia do que o coronavírus"

Carlos Tilkian
presidente da Estrela

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo:

Coronavírus preocupa pequenas e micro empresas

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.