Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ex-secretário da Receita defende moratória com volta da CPMF

Para Marcos Cintra, tributo permitiria cobrar só de quem está recebendo e aliviar quem perdeu faturamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ideia O ex-secretário da Receita, Marcos Cintra, quer adicionar seu argumento no debate da defesa de uma moratória no pagamento de impostos. Entre as três grandes despesas das empresas --salários, fornecedores e tributos--, ele avalia que os dois primeiros estão sendo abordados com algum ritmo pelas medidas do governo e do Banco Central.

0
O ex-secretário da Receita Federal, Marcos Cintra - Pedro Ladeira/Folhapress

Retrovisor Mas a arrecadação tributária, segundo Cintra, precisa receber maior atenção. "É despesa que já foi lançada e é devida com fatos geradores ocorridos há meses, em período de normalidade econômica que deixou de existir", diz.

Flashback Aí é que entra o velho argumento defendido por Cintra, a volta da CPMF. Muitas empresas não estão faturando, ou seja, perderam a capacidade contributiva. Mas há diversas outras que estão com faturamento ou bem capitalizadas nesta crise. Para elas, haveria um tributo emergencial até dezembro.

Imposto do cheque "Seria aquele imposto que estávamos discutindo lá atrás, na reforma tributária, aquele que a imprensa insiste em chamar de CPMF, que deu aquele quid pro quo todo. As empresas que estão faturando pagariam uma porcentagem disso ao governo. As que perderam arrecadação e fecharam não pagam nada", diz.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.