Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Enquanto Skaf busca reeleição na Fiesp, entidades indústrias pelo país abreviam e trocam comando

Findes, do Espírito Santo, terá primeira mulher na presidência em 60 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Contra o tempo Enquanto Paulo Skaf se aproxima do fim de seu quarto mandato na presidência da Fiesp com perspectiva de uma nova mudança no estatuto para se reeleger, e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira se perpetua no comando da Firjan, federações industriais de outros estados vão na direção oposta.

Dança das cadeiras Na Findes, do Espírito Santo, a industrial Cristhine Samorini toma posse em agosto no lugar do atual presidente, Léo Castro, cuja gestão mudou o estatuto da entidade em 2019 para retirar a reeleição. Ela será a primeira mulher no comando da federação em mais de 60 anos.

Fila anda Também no ano passado, a Fiemg (de Minas Gerais) reduziu o mandato de quatro para três anos e estabeleceu maior alternância entre setores na presidência da federação, que permite só uma reeleição. Na Fiemt (Mato Grosso), a repetição foi proibida em 2017. Mas se vier a ser ressuscitada, não pode ser aplicada ao presidente em exercício.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.