Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Industrial que visitou Toffoli com Bolsonaro diz que não pediu para abrir comércio

Segundo Synésio Batista, o que a indústria pede é para vender recebíveis ao Tesouro Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a repercussão da visita dos representantes industriais acompanhados de Bolsonaro ao STF, nesta quinta (7), o presidente da Abrinq (associação dos fabricantes de brinquedos), Synésio Batista, disse que a intenção não era pressionar pela reabertura da economia.

Ele afirma que a reunião foi marcada para descrever a Bolsonaro sobre as dores da indústria na crise do coronavírus e que quem os convidou para visitar o ministro Dias Toffoli foi o próprio presidente.

Segundo Batista, o que a indústria quer é vender seus recebíveis ao Tesouro Nacional.

Presidente da Abrinq, Synésio Batista - Rodrigo Capote/Folhapress

"Nós mostramos ao presidente o descompasso entre a indústria nacional e a internacional, que pode fazer uma devastação geral. Ele [Bolsonaro] nos perguntou como está o chão da fábrica. Terminado isso, ele disse que achava que tinha mais uma pessoa que precisava saber disso e nos convidou para acompanhá-lo para relatar a mesma coisa [ao ministro Dias Toffoli]. Atravessamos a rua e fomos. Não tinha aglomeração, confusão, nada. Todos de máscara, até o próprio Bolsonaro. Entramos e o presidente do Supremo nos ouviu", diz Batista.

De acordo com o presidente da Abrinq, o grupo também mostrou a Bolsonaro a preocupação com o futuro de suas folhas de pagamento, quando terminar o efeito da medida provisória que permite a suspensão dos contratos de trabalho.

"A hora que terminar o período de suspensão de contrato e redução de jornada e salário, estou falando de dois ou três meses, todos os funcionários voltam para a folha de pagamento normal. Só que neste período, a fábrica não estava vendendo. Em São Paulo pode produzir. As fábricas de brinquedo estão produzindo, mas não estão vendendo porque as lojas não estão abertas, ou seja, o governo vai devolver a folha inteirinha e não tem dinheiro para pagar porque o banco não deu dinheiro, o crédito não chegou", afirma.

No cenário de deterioração previsto por Batista, ele afirma que, quando a economia voltar a andar, as fábricas estarão debilitadas e há o risco de que não consigam entregar. O vácuo, segundo ele, será ocupado por produtos importados, provocando o fechamento das indústrias nacionais, segundo suas previsões.​

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.