Lançamento A pandemia já começa a prejudicar a variedade dos itens oferecidos ao consumidor no mercado. Em abril, os projetos para o lançamento de produtos despencaram, segundo o indicador da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que mede os pedidos de novos códigos de barra. Os setores mais atingidos foram o têxtil, que registrou queda de 93% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019, e vestuário, que caiu quase 59% na mesma base de comparação.
Na prateleira Até os alimentos e bebidas, que são mais resilientes, tiveram baixa de 41% e 56%, respectivamente, nas solicitações de códigos de barras adicionais para registrar os produtos totalmente novos ou com novas características modificadas.
Ladeira Neste ano, o mês de abril foi o pior dos 18 anos da série histórica da associação, segundo Marina Pereira, gerente pesquisa e desenvolvimento da GS1 Brasil.
Termômetro “O indicador de intenção de lançamentos acompanha outros índices, como a confiança. Quando temos uma queda nos lançamentos, consequentemente, temos uma redução na produção industrial”, diz Pereira.
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com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
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