Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Setor de saneamento levanta preocupação de seca na pandemia

Empresas dizem que consumo residencial de água cresceu na quarentena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tempestade perfeita Como se não bastassem as crises de saúde, economia e política, as empresas de saneamento levaram ao governo de SP uma preocupação hídrica com a proximidade do período de estiagem. Segundo Aparecido Hojaij, presidente da Assemae (associação de serviços municipais de saneamento), o setor informou Marcos Penido, secretário do Meio Ambiente, que o consumo residencial de água cresceu na quarentena, elevando o custo com insumos químicos para o tratamento.

Torneira aberta A Assemae afirma que, com a população em casa, o crescimento no consumo de água foi de 24%. De acordo com Hojaij, o número reflete a realidade de 2.000 municípios do país.

Guarda-chuva A base de dados da Assemae abrange regiões com situações mais crítica de estiagem, como Paraná e Nordeste, segundo Hojaij.

Nuvem Penido afirma que os sistemas operam normalmente em SP. “Existem alguns pontos em que houve chuva menor. Nada comparado à crise hídrica, mas sempre há preocupação porque choveu menos em locais no interior”, diz.

Seca A entidade pediu apoio ao governo com subsídio e linha de crédito. Segundo Hojaij, além do aumento no custo da operação provocado pela alta no consumo, a inadimplência, que em algumas cidades costuma ficar em 5%, subiu para 27% após a pandemia.

Gota Já a Sabesp registra um cenário diferente. Os municípios na região metropolitana da capital tiveram alta de apenas 3% desde o início do isolamento, segundo a companhia. “O sistema de abastecimento integrado metropolitano da Sabesp está hoje com 72,8% de reservação, volume suficiente para atender a demanda”, diz a empresa.

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Construtora distribui pia móvel em obras no coronavírus

Cade analisa denúncia contra estatal de gestão de sangue

Demanda árabe por frango brasileiro cresceu após a pandemia

Cerca de 150 empresas no setor do alumínio estão sem caixa, diz entidade

Abilio Diniz doa R$ 50 milhões para combate ao coronavírus

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.