Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Bares e restaurantes pedem que Covas e Doria liberem reabertura

Segundo Sinthoresp, sindicato do setor, sem gorjeta, renda de trabalhador cai a 30%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Prato O Sinthoresp (sindicato que reúne trabalhadores de estabelecimentos de alimentação e hospedagem) voltou a pedir ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e ao governador, João Doria, que deixem seus empregadores reabrir as operações já na fase laranja do plano de retomada, que liberou lojas e shoppings na semana passada.

Pimenta Eles defendem que a reabertura poderia ser feita com limitação de capacidade, funcionamento em horário reduzido, mesas intercaladas e outras restrições. Para evitar o contágio da Covid-19, os temperos seriam oferecidos em sachês descartáveis ou porções individualizadas, segundo o sindicato.

Caixinha Rubens Fernandes da Silva, secretário-geral do Sinthoresp, afirma que grande parte dos trabalhadores do setor dependem da gorjeta para pagar as contas. “Muitas vezes, o garçom ganha o dobro ou o triplo do valor do salário piso dele com a taxa de serviço. Com o estabelecimento fechado, a renda pode cair para 30%”, afirma ele.

Forno A marca francesa de croissants Bridor, que lançou há seis semanas a campanha Croissant do Bem, para reverter receita da venda dos produtos em cestas básicas para doação, fechou parceria com padarias para ajudar na logística. O projeto, que começou com a venda para pessoas físicas, passa a atender também grandes pedidos de empresas.

Com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.