Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Agente autônomo acusado por XP de violar dados pede que ela prove ou se retrate

EQI enviou notificação extrajudicial nesta segunda (27); XP diz que mandou provas ao Banco Central

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A EQI, escritório de agentes autônomos que prepara sua saída da XP em 60 dias para montar sua própria corretora ao lado do BTG, enviou uma notificação extra-judicial à XP nesta segunda (27) pedindo que ela apresente provas da acusação feita neste sábado ou que se retrate. Na noite de sexta, a XP bloqueou em seu sistema a conexão dos assessores da EQI e, no sábado, justificou que havia identificado uma tentativa de violação dados de clientes por meio de um robô.

O escritório de agentes autônomos pede que a retratação e as provas sejam apresentadas em 48 horas. Procurada pela coluna, a XP afirma, em nota, que "as infrações identificadas já foram encaminhadas para os órgãos reguladores". Os documentos foram para o Banco Central, segundo a XP.

Na notificação enviada nesta segunda, a EQI afirma que a XP, a princípio, disse que não havia uma suspensão de acesso, mas uma manutenção técnica. O escritório de agentes autônomos diz que no dia 14 seu pessoal de tecnologia fez um procedimento corriqueiro de acesso a dados usando email da empresa, mas que durante dez dias a XP não reclamou.

"Por que a XP demorou dez dias para tomar as alegadas medidas de proteção a dados sigilosos dos clientes? Certamente porque sabia que não havia ameaça alguma a esses dados", diz comunicado da EQI.

O escritório de agentes autônomos afirma que a acusação é grave e causa estranheza que a XP não
aponte quem foi o usuário que realizou o acesso, nem o horário. “Da forma como conta a história, a XP faz crer que seu sistema pode ser violado a qualquer hora de maneira simples e fácil”, diz a EQI.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.