As vendas para o Dia dos Pais começaram a mostrar reação nesta quinta (6), segundo relatos de lojistas, que perceberam um aumento no fluxo de consumidores.
Pelos cálculos de Tito Bessa Junior, presidente da Ablos (associação de redes com lojas menores em shoppings), o movimento cresceu entre 20% e 30% acima do fluxo que vinha ainda tímido desde a reabertura dos estabelecimentos após a quarentena.
"Não resolve o problema, mas ameniza o prejuízo. Já percebemos ontem que teve melhora", diz o empresário, que também é dono da rede de moda TNG.
Bessa Junior, porém, ressalva que a melhora se concentra na operações focadas em produtos masculinos. "O produto feminino se altera pouco, mas o fato é que o fluxo cresceu", diz.
Segundo a Abrasce, associação que representa as empresas de shopping centers, a estimativa para a data é a de um aumento em torno de 9% nas vendas em relação ao desempenho das semanas anteriores e tíquete médio de R$ 100.
O número é positivo e reflete a desaceleração no baque da pandemia, mas ainda está longe do patamar normal. Na comparação com o Dia dos Pais do ano passado, a queda ainda deve ficar em torno de 30%.
com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
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