Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Apoiador de Bolsonaro, dono do arroz Broto Legal prevê queda nos preços

Washington Cinel diz que redução deve acontecer até o fim do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fogo baixo Washington Cinel, produtor e dono da marca de arroz Broto Legal, prevê que a queda nos preços não será imediata, mas acontecerá até o fim do ano porque a decisão do governo de zerar o imposto de importação vai resolver o problema, na opinião do empresário, que é apoiador de Bolsonaro, mas diz que não falou com o presidente sobre o assunto. Cinel estima que os produtores locais que têm algum estoque reduzirão o preço para fazer frente ao importado que virá.

Prato cheio “Alguns estão estocados. Então, agora, com a medida do governo, ele fala: ‘olha, vou vender o meu, senão o de fora vai chegar mais barato do que está valendo hoje. Tem que soltar. Ele vai fazer o quê? Daqui a 90 ou 120 dias tem a nova safra”, afirma o empresário.

Dieta Questionado sobre a origem da disparada nos preços, ele evita atribuir culpa a algum elo da cadeia. Diz que a exportação cresceu, que faltou arroz no exterior, que o auxílio emergencial de R$ 600 elevou o consumo, além da ansiedade provocada pela pandemia, que levou as pessoas não só a estocarem em casa, como a comerem mais.

Integral “O consumo aumentou. Quem tem culpa disso? É até bom, de certa forma, porque o povo está comendo mais. É mercado. Oferta e procura. É a realidade. Essa é uma lei que ninguém revoga”, diz.

Carrinho Cinel avalia que o apelo de Bolsonaro para que os supermercados vendessem alimento com lucro próximo de zero não resolveria. E a notificação enviada pelo Ministério da Justiça aos varejistas, na opinião dele, é apenas uma maneira de pressionar.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Governo Bolsonaro terá de corrigir falhas de acessibilidade em imóveis

Senador apresenta projeto para dar sigilo a ações trabalhistas

Licitação para despoluição do rio Pinheiros resgata antigo DVD

Diretor da Emirates vê demanda de brasileiros por viagem internacional

Instituições de ensino confiam mais em médicos do que governos para a volta às aulas

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.