Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério Público abre inquérito sobre buzina de trem da Rumo

Investigação vai apurar suposta irregularidade de poluição sonora em Matão (SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar uma suposta irregularidade na poluição sonora causada pelo barulho excessivo das buzinas das locomotivas da Rumo no trecho da ferrovia na área urbana do município de Matão (SP).

A empresa diz que não houve mudança nos padrões do uso da buzina e que suas operações seguem a legislação que obriga o acionamento do dispositivo sonoro, assim como acontece em ferrovias do mundo todo. Diz também que é essencial para a segurança do trem, dos veículos e das pessoas que estão próximas às linhas.

Segundo a Rumo, os maquinistas são treinados e auditados para seguir corretamente o procedimento. A buzina é tocada em trechos como viadutos e passarelas, além de situações de risco nas ferrovias de carga que funcionam 24 horas por dia.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.