Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Suprema corte espanhola diz que entregador de aplicativo é falso autônomo

Governo local deve propor nova regulamentação para o setor em breve

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os aplicativos de entrega tiveram um revés na Espanha nesta quarta-feira (23). No julgamento de um caso de um ex-entregador da Glovo, empresa que já operou no Brasil, a suprema corte espanhola afirmou que os profissionais que realizam os serviços são falsos autônomos e deveriam ser tratados como assalariados.

Na decisão, os juízes apontaram que a empresa controla o aplicativo necessário para conectar entregador e o comércio local, portanto, ela é dona dos principais ativos para a realização do serviço. Também disseram que a empresa não é uma mera intermediadora, porque define as condições para que a entrega aconteça. O governo local deverá propor uma regulamentação para o setor em breve.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.