Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Indefinição de pleito americano alerta empresários brasileiros

Setor privado traça cenários para resultado da corrida à Casa Branca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A madrugada de terça (3) para quarta (4) foi agitada nos WhatsApps de empresários ansiosos com a corrida à Casa Branca. Por volta das 23h30, um deles mandava mensagens aos grupos dizendo que previa a reeleição republicana. Antes das 2h, poucos dormiam. Para Alexandre Ostrowiecki, dono da Multilaser, “a eleição mais importante do planeta tinha três desfechos possíveis: a) Biden b) Trump c) indefinição e caos”. O terceiro cenário parecia o mais provável, segundo ele.

“Do ponto de vista econômico, parece que Trump seria opção mais vantajosa”, diz Ostrowiecki. Para ele, um segundo mandato manteria a Casa Branca mais amigável ao governo brasileiro, e o endurecimento comercial e diplomático de Trump contra a China levaria oportunidades ao agro brasileiro, melhorando a balança comercial, aliviando câmbio e inflação.

“Biden, por outro lado, deve endurecer o discurso ambiental, e pode causar problemas na OMC e travamento de alguns mercados para nossos produtos”, afirma.

Para o melhor cenário, Ostrowiecki ressalva: “em um mundo com tantos desafios, a começar pela pandemia, uma liderança clara e confiante é o ingrediente que todos precisam”.

Horacio Lafer Piva (Klabin) também não arriscou resultado. “Impressionante como o mundo, e com bons motivos, acompanha esta eleição, seja pelo que ela representa de significados quanto ao modelo Trump, na minha opinião desastroso em termos civilizatórios, seja pelo que pode desenhar em termos econômicos”, diz ele.

Na eleição de Biden, segundo a análise de Lafer Piva, os presidentes se afastam mas a expectativa é que os estados se aproximem. “Temas como China, meio ambiente, acordos e comércio, para não falar da Covid, têm diferentes entendimentos entre eles e nos impactam muito”, afirma.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Petrobras faz app que rastreia funcionário com Covid-19

Empresa lança ave de Natal orgânica

Cade autoriza pedido da Rede D'Or para elevar participação na Qualicorp

Brasileiro acelera busca sobre Biden e Trump na internet

Alimentação fora do lar recupera perdas da pandemia

Em novo lockdown, França manda bloquear prateleira de roupa e brinquedo em supermercado

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.