Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários brasileiros traçam cenários para resultado de eleição americana

EUA devem manter pragmatismo na relação com Brasil, diz fundador da Totvs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sem arriscar previsões sobre o desfecho que terá a eleição presidencial dos Estados Unidos, grandes empresários e altos executivos brasileiros avaliam cenários para os negócios, atentos à preocupação de uma crise institucional provocada por Donald Trump em caso de derrota para Joe Biden. Superada essa incerteza no mercado, a expectativa é a de que, na prática, não haverá mudanças de rumo bruscas, pelo menos no curto prazo, seja qual for o candidato vencedor.

Para o dirigente de uma multinacional americana, a opção de mais quatro anos com Trump traz volatilidade geopolítica e econômica ao mundo todo, inclusive ao Brasil. Já com Joe Biden, é preciso trabalhar com a perspectiva de maior pressão por políticas ambientais, lembrando que o democrata chegou a fazer ameaças de sanções ao Brasil por causa da destruição florestal.
Marcelo Ometto, sócio da São Martinho e presidente do conselho deliberativo da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), vê em Biden um apoiador da economia verde, mas não faz grandes apostas para o setor.
"O Biden tem uma vertente grande da economia verde, circular, da bioenergia. Mas a eleição americana é uma surpresa sempre. Pode ser uma vantagem maior, mas seria algo a médio e longo prazo porque até implementar tudo o que ele pensa, não é de um dia para o outro", diz Ometto.
Laércio Cosentino, fundador e presidente do conselho da empresa de tecnologia Totvs, espera pragmatismo de ambos na relação com o Brasil. "O país vai continuar sendo importante e um mercado atraente, qualquer que seja o resultado. O mercado é maior do que qualquer político".
Para Cosentino, também não deve haver grande alteração na direção das disputas entre os Estados Unidos e a China no caso do 5G, se Trump for derrotado.
Segundo ele, os EUA deverão seguir tentando defender sua supremacia tecnológica, hoje ameaçada, em um eventual governo de Biden.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

  1. Com alta no preço, consumo de produtos de combate ao coronavírus cai
  2. Entidades chamam proposta de reforma tributária de nefasta

Especialistas relatam preocupação com perda da comunicação não verbal no home office

  1. Pub britânico baixa preço da cerveja para zerar estoque antes do lockdown

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.