Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Associação defende normas simples e autorregulação para atividade de lobby

Entidade apresentará carta com propostas nesta quinta (10)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma associação que pressiona pela regulamentação da atividade de lobby no país apresentará nesta quinta (10) uma carta de princípios em que defende normas simplificadas para registro e atuação dos profissionais, com exigências de transparência e espaço para autorregulamentação do segmento.

Plenário da câmara dos deputados durante sessão do Congresso Nacional, sob a presidência do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) - Pedro Ladeira/Folhapress

Preparado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, o documento propõe que projetos que já estão no Congresso sejam ponto de partida para a discussão. A Controladoria-Geral da União, órgão federal de controle interno, deve apresentar nova proposta em março.

A associação sugere também que a regulamentação do lobby inclua regras a serem observadas por autoridades públicas em suas interações com o setor privado, e não só pelos lobistas que buscam influenciar suas decisões. Existem atualmente 15 projetos de lei sobre o assunto em tramitação no Congresso.

*

O Ministério do Desenvolvimento Regional planeja lançar até o fim do ano um aplicativo de celular para facilitar o acesso a informações sobre obras de sua responsabilidade, incluindo o andamento e as verbas disponíveis. A pasta diz que, numa segunda etapa, cidadãos poderão usá-lo para enviar observações e fotos das obras.

*

Análise do Mercado Livre aponta que a disposição dos consumidores da cidade de São Paulo para comprar carros novos se recuperou da queda sofrida na pandemia. Segundo a empresa, buscas por veículos na plataforma cresceram 35% em setembro, na comparação com janeiro.

*

A taxa de inadimplência dos empréstimos das pessoas físicas deve recuar de 4,39% em dezembro para 4,34% em janeiro e 4,25% em fevereiro, prevê o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo. Para a entidade, o movimento reflete a queda das vendas nas lojas físicas, ainda não compensadas pelo avanço do comércio eletrônico.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.