Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cresce seleção de negros, mulheres e transsexuais em trainees

Recrutamento de pessoas com deficiência ficou abaixo do esperado, segundo consultoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A quantidade de negros recrutados em programas de trainees e estágios cresceu 118% e passou a representar 39% do total em 2020, segundo levantamento da Cia de Talentos em seleções realizadas para 69 empresas. Em 2019, 21% dos escolhidos eram do grupo.

A maior parte das vagas (54%) foi preenchida por mulheres. Neste ano, foram escolhidos nove profissionais transexuais e 16 que se identificam como não-binários. Por outro lado, a contratação de pessoas com deficiência ficou abaixo do esperado, com 54 seleções dentre 7.200 recrutados em 2020, segundo Sofia Esteves, presidente do conselho da Cia de Talentos.

Para a executiva, avanços em diversidade refletem fatores como a busca das empresas por comunicação mais inclusiva, que mostra aos diferentes grupos que a participação deles é esperada, e a capacitação dos gestores para eliminar viéses inconscientes que prejudicavam a diversidade.

*

O movimento de empresas e instituições Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial recebeu quatro novos signatários que se somam aos 73 membros. Aderiram ao projeto a farmacêutica Abbvie, a consultoria Ernest & Young, a agência WMcCann e a Saint-Gobain, especializada em construção civil.

As companhias que participam do movimento adotam compromissos como a promoção de oportunidades iguais e elaboração de ações educativas sobre o assunto.

A startup de educação Descomplica, que em 2020 lançou cursos de graduação e pós-graduação online, prevê a oferta de espaços físicos para receber alunos. Marco Fisbhen, fundador da empresa, diz que a ideia é atender estudantes que vão querer local silencioso, com boa internet e convivência com colegas quando a pandemia arrefecer.

A empresa matriculou em 2020 cerca de mil alunos em cursos de graduação e 30 mil em pós-graduação, segmento em que a meta é dobrar o volume em 2021. Fisbhen afirma que a companhia tem caixa para investir, mas está aberta a discutir possíveis injeções de capital com fundos.

*

A Vale comprou cota de R$ 200 mil para se tornar a maior mantenedora da ABStartups, associação que representa as novas empresas de tecnologia e recebe patrocínio de outras 31 companhias.

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.