Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pandemia derruba oferta de trabalho para pessoas com deficiência

Sites de anúncio e consultoria apontam menor procura ao longo de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Barreira A pandemia interrompeu o avanço das pessoas com deficiência no mercado ao derrubar a oferta de novas vagas reservadas ao grupo no ano passado, segundo dados de sites para busca de trabalho e consultorias especializadas em oferecer treinamento e seleção. No site BNE (Banco Nacional de Empregos), foram ofertadas 5.403 posições em 2019, ante 2.222 no ano passado. No Vagas.com, o número de anúncios voltados a esses trabalhadores recuou de 10.064 para 5.410.

Freio A queda na oferta de vagas deve interromper o avanço que pessoas com deficiência vinham conquistando nos últimos anos. Análise do Dieese mostra que o número de trabalhadores do grupo no mercado formal cresceu 7,5% em 2019 e chegou a 523,4 mil.

Vazio Carolina Ignarra, da consultoria Talento Incluir, diz que a pandemia foi usada como pretexto para não cumprir a Lei de Cotas, que exige até 5% de pessoas com deficiência nas empresas. Ela lamenta que tenha sido necessária uma medida do Governo Federal para evitar demissões no grupo, o que indica pouca convicção de empregadores na importância da inclusão.

Cheio Apesar de ter registrado recuo de 5% na procura em 2020, a consultoria Page PCD diz que a qualidade das vagas melhorou. Enquanto as posições para auxiliar caíram de 27% para 13%, a busca por pessoas com deficiência para gerência ou níveis superiores saltou de 1% para 21%.

Flexível Jaques Haber, da consultoria iigual , diz que o recuo na busca por candidatos foi de 60% em 2020, mas a perspectiva é de recuperação. Um fator que deve ajudar, segundo ele, é o avanço do home office, que evita deslocamentos de quem tem dificuldade de locomoção e permite ao profissional trabalhar em um local ao qual ele está adaptado.

Leia outros textos publicados pela coluna

Restaurantes podem não respeitar fechamento aos finais de semana em SP, diz setor

Profissionais de saúde pública passaram mais de 120 mil horas em reuniões virtuais para combate à Covid-19

Shopping Center Norte lança comércio eletrônico em fevereiro

Serviços para reformas e mudanças foram os mais buscados em 2020, diz empresa

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini e Arthur Cagliari

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.