Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Estados pedem para manter benefícios da Lei de Informática na PEC Emergencial

Para secretários estaduais, setor de tecnologia seria o mais afetado por cortes em incentivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Secretários estaduais e entidades de fomento à pesquisa assinaram uma carta conjunta criticando a previsão de corte gradual até 2029 dos incentivos da Lei de Informática para investimentos em inovação, na PEC Emergencial.

A Proposta de Emenda à Constituição prevê que os incentivos fiscais sejam reduzidos para 2% do PIB em oito anos. Os secretários afirmam que, devido às exceções na lista de incentivos sujeitos a cortes de subsídios presentes no projeto, o setor de TI será o mais afetado, o que inviabilizaria a produção de várias empresas e institutos de pesquisa.

Também dizem que a redução da Lei de Informática acabaria com a isonomia tributária em relação à Zona Franca de Manaus, que teve seus incentivos preservados pela proposta. Com isso, empresas deslocariam sua produção para o Amazonas e não haveria ganho na arrecadação federal, segundo eles.

A PEC teve seu texto base aprovado na Câmara na madrugada desta quarta (10) e depende de votação de destaques. Ela prevê a criação de contrapartidas para ampliar o controle do Orçamento no momento em que o governo discute a distribuição de novas rodadas do auxílio emergencial.

A carta foi assinada pelo Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I), pedido pela secretária de Desenvolvimento Econômico de SP, Patrícia Ellen, e o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), presidido por Odir Dellagostin

Com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.