Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Gigantes do varejo falam em demissão em massa e pedem que governo libere novo corte de salário e jornada

Situação é agravada pelo avanço das medidas de distanciamento para conter pandemia, diz entidade do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em reunião realizada pelo IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), que reúne mais de 70 grandes redes como Centauro, C&A, Bob's, Riachuelo, C&C e Marisa, nesta segunda (22), os associados disseram que estão preocupados com "a possibilidade iminente de demissões em massa no varejo em todo o país diante do fechamento de lojas em todo o território nacional", segundo a entidade.

Em nota publicada depois da reunião, o IDV disse também que as empresas manifestaram preocupação com a "lentidão do governo" em reeditar o programa emergencial de manutenção do emprego criado no ano passado por meio da Medida Provisória 936, que permitiu suspensões de contratos de trabalho, reduções de jornadas e salários.

"A despeito de todo o empenho da equipe técnica do Ministério da Economia, a Medida Provisória precisa ser publicada com urgência para evitar medidas extremas, como demissões no varejo, agravando ainda mais a crise de emprego no país", segundo Marcelo Silva, presidente do IDV.

Com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.