Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Efeito batom deve virar efeito creme de mão, diz Euromonitor

Segundo projeção da consultoria, venda de maquiagem deve ter queda média de 0,7% até 2025

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O chamado efeito batom, como ficou conhecido o consumo de produtos mais acessíveis por indulgência em tempos de crise, deve se transformar em efeito creme de mão. Essa é a tendência que aparece nas projeções da Euromonitor para as vendas no setor de beleza até 2025.

Com um faturamento em torno de R$ 9,5 bilhões em 2020, as vendas de maquiagens caíram 6% no ano passado. A categoria deve ainda enfrentar uma queda média anual de 0,7% até 2025. Enquanto as pessoas ficaram mais tempo em casa sem pintar o rosto, as mãos ressecaram pelo sabonete e o álcool em gel​ na pandemia.

“Os anos mais difíceis para a maquiagem estão por vir. Veio uma virada de chave, em que as pessoas começaram a entender que cuidar da pele é tão importante quanto maquiar”, afirma Angélica Salado, gerente da Euromonitor.

Na crise, o creme aparece como opção de consumo acessível, especialmente as embalagens menores, que costumam ser um dos itens mais baratos das marcas de cosméticos.

Em 2020, a venda dos produtos de cuidado com as mãos subiu 8%, para quase R$ 404,5 milhões. Nos cálculos da Euromonitor, a categoria deve crescer, em média, 3,4% por ano até 2025.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.