Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Presidente do Senado eleva pressão sobre governo na esteira da crise de energia

Pacheco criticou medidas propostas para contornar o problema hídrico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, colocou mais pressão nesta sexta (28) sobre a estratégia do Ministério de Minas e Energia para lidar com a ameaça energética e deve insistir. Depois que o governo emitiu o alerta de emergência hídrica em cinco estados na quinta (27), Pacheco criticou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) dizendo que a política escolhida não tem criatividade e plano de longo prazo porque reduzir nível de água sacrifica atividades como turismo e piscicultura.

Para Pacheco, o ONS “se apoderou das águas brasileiras para um propósito único de geração de energia”. Da reunião do comitê de monitoramento do setor elétrico na quinta-feira (27), saiu a recomendação de que o uso da água seja priorizado para garantir a geração de energia em um grupo de usinas estratégicas, incluindo Furnas, no estado do senador mineiro.

A crítica ao ministério abrange reservatórios do país em geral, mas Furnas é uma questão de honra para Pacheco, porque é a região onde ele tem influência, base eleitoral e vai insistir no uso múltiplo das águas para outros setores.

Não é de hoje que o senador culpa o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) na crise energética. Desde o ano passado, ele já dizia que alertou o presidente, em outubro, sobre o esvaziamento da represa de Furnas, sugerindo medidas de contenção.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.