Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fintechs reagem a pedido de bancos para igualar tributação no setor

Executivos de empresas mais novas dizem que é tática para criar barreira de entrada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pedido do presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para igualar a tributação entre empresas do setor financeiro caiu como uma bomba no mercado de fintechs, que recolhem menos impostos do que os grandes bancos.

Executivos de empresas financeiras mais jovens dizem que a Febraban está fazendo pressão no governo para aumentar a taxação das fintechs, enquanto os próprios bancos criaram braços digitais que recolhem alíquota igual à das novatas.

Proposta da Febraban caiu como uma bomba no mercado de fintechs, que pagam menos impostos - Gabriel Cabral/Folhapress

Na avaliação deles, a entidade deveria pedir para o governo diminuir os impostos dos grandes bancos, e não para pesar sobre as novas empresas. Dizem que esta seria uma tática da Febraban para limitar a entrada de concorrentes no mercado.

A Zetta, associação que reúne fintechs, afirma que defende a redução da alíquota das instituições tradicionais e achou a proposta de Sidney espantosa.

“Esse é mais um episódio de um movimento das últimas semanas, em que representantes dos grandes bancos têm adotado discursos anticompetitivos contra as fintechs, numa manobra de defesa da concentração bancária”, diz a associação.

Procurada pelo Painel S.A., a Febraban diz que não é construtiva a criação de estereótipos do grande contra o pequeno e que os bancos sempre se posicionaram a favor da concorrência.

“A discussão de fundo é evitar que se ampliem as distorções e assimetrias no mercado, pelo reequilíbrio e maior convergência do tratamento tributário entre empresas financeiras que exercem as mesmas atividades, para termos, além de alinhamento internacional, isonomia entre os agentes dos mesmos setores”, afirma a entidade.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.