Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Eventos de negócios postergam calendário para 2022

Com dificuldade de fornecimento e variante, duas das maiores feiras foram canceladas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A retomada dos eventos corporativos, que começa a acontecer após o fechamento na pandemia, enfrenta gargalos. Nesta sexta (20), duas grandes feiras que estavam marcadas para outubro, nos maiores centros de exposições de SP, foram canceladas.

A Eletrolar Show, do setor de eletrônicos e eletrodomésticos, foi postergada para 2022 por causa da variante delta. A Apas Show, de supermercados, foi suspensa por dificuldades no fornecimento de produtos e serviços para a montagem.

A Eletrolar seria um dos primeiros eventos realizados no Transamerica Expo Center depois do relaxamento das medidas restritivas anunciado pelo governador João Doria no início deste mês. Mas o responsável pela organização da feira, Carlos Clur, diz que o cenário, com a variante, impossibilita o varejo regional de viajar a São Paulo.

"Além disso, o investimento dos expositores com a montagem e a logística seria afetado sem a presença maciça dos varejistas. Por causa da variante, inclusive, muitas empresas estenderam o trabalho em home office", disse Clur em comunicado aos participantes.

Fabiano Benedetti, gerente de marketing da Apas Show, afirma que a montagem do evento teve dificuldades de encontrar prestadores de serviços, como bufês, porque muitas empresas fecharam. O tempo de entrega de equipamentos, como empilhadeiras e refrigeradores também ficou curto, segundo ele. A Apas Show aconteceria no Expo Center Norte.

"Escutamos as dificuldades que os nossos clientes estavam tendo e entendemos que seria melhor fazer nosso evento de alto nível depois do que fazer rápido agora. O setor de eventos praticamente acabou. As empresas estavam com dificuldades em encontrar prestador de serviço. Empresas de bufê acabaram", diz Benedetti.

Para o secretário de turismo e viagens de São Paulo, Vinicius Lummertz, os dois cancelamentos anunciados nesta sexta não sinalizam a possibilidade de um freio na retomada dos eventos.

"A gestão do Plano SP está muito bem calibrada. E a ocupação de leitos está baixa. Os setores envolvidos estão conscientes dos protocolos desenvolvidos em conjunto com as secretarias de Turismo e Desenvolvimento. Importante é avançar com a segunda vacinação e a ampliação das faixas etárias", diz Lummertz.

Alexandre Marcilio, diretor do Transamerica Expo Center, afirma que, por enquanto, o Eletrolar Show foi o único evento deste ano suspenso no centro de convenções. Outros 25 grandes congressos e feiras estão previstos para acontecer no espaço até o fim do ano, segundo ele.

Marcilio diz que o setor acompanha a situação da variante delta, mas sem sinais de cancelamento. “Eles estão tranquilos na realização. Todos se preocupam com variante, mas, trabalhando dentro dos protocolos, estão ok”, afirma.

O Expo Center Norte diz que também não recebeu outros pedidos de cancelamento, além do Apas Show, e que tem mais seis eventos marcados para este ano. ​

Outra empresa do setor, a francesa GL Events, que faz a gestão de espaços como o São Paulo Expo e o Riocentro, diz que os eventos presenciais recentemente programados também seguem na agenda. Segundo Daniel Galante, diretor de operações da companhia, os clientes que ainda estavam em dúvida fecharam negócio na última semana. ​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.