Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça derruba medida que permitiu ao Ceará exigir vacina ou teste de Covid de turistas

Governador do estado, Camilo Santana, afirma que vai recorrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A decisão que havia permitido ao governo do Ceará exigir dos viajantes a apresentação de um atestado de vacinação completa ou exame negativo de Covid-19 para desembarcar no estado foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região depois que União e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pediram a suspensão da liminar, nesta quinta-feira (12).

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirma que vai recorrer. "Nosso único objetivo tem sido preservar a vida dos cearenses e de quem nos visita. Essa é a nossa prioridade absoluta. O estado do Ceará irá recorrer", disse Santana em nota divulgada na internet.

A tentativa do estado de frear o contágio da variante delta controlando a entrada de passageiros desagradou o setor de turismo local, que tem medo de uma redução no recente aquecimento das atividades.

No pedido de suspensão da liminar, União e Anac argumentam que a medida provoca grave lesão à ordem, à saúde e à economia pública e não tem embasamento técnico ou científico de que o transporte aéreo de passageiros doméstico contribui para a disseminação das novas variantes.

Diz também que a medida seria inviável e não impediria que as pessoas contaminadas embarcassem, além de causar mais impacto econômico, com possível redução de rotas no transporte aéreo, que foi dos setores mais atingidos na pandemia e hoje atua na distribuição das vacinas pelo país.

O setor também questiona o rigor das medidas de controle impostas ao transporte coletivo intermunicipal.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.