Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pfizer anuncia parceria com farmacêutica brasileira para fazer vacina da Covid

Empresa americana diz que todas as doses fabricadas no Brasil serão distribuídas na América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Pfizer e a BioNTech anunciam nesta quinta-feira (26) a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para produzir a vacina da Covid-19 no país, com capacidade anual superior a 100 milhões de doses.

Segundo a empresa americana, todos os imunizantes fabricados no Brasil serão distribuídos na América Latina. Com o acordo, a produção da vacina se estenderá para quatro continentes, em mais de 20 fábricas.

Até hoje, a Pfizer e a BioNTech enviaram mais de 1,3 bilhão de doses do imunizante para mais de 120 países no mundo.

"Para facilitar o envolvimento da Eurofarma no processo, as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente", afirmam as empresas em nota.

O anúncio da Pfizer acontece um dia depois do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga divulgar que a terceira dose da vacina contra o coronavírus começará a ser aplicada em idosos e imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro.

O governo federal disse que a terceira dose deve ser preferencialmente da Pfizer, ou de modo alternativo, da Janssen ou Astrazeneca.

O imunizante da farmacêutica americana também será usado na cidade de Toledo (PR), para servir de estudo da companhia sobre a vacinação de toda a população, incluindo adolescentes a partir de 12 anos, conforme anúncio feito pelo governo Ratinho Jr. (PSD) em reunião com Pfizer nesta terça-feira (24).

Por enquanto, o imunizante da companhia americana é o único autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em adolescentes.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.