Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

ONG de defesa do consumidor pressiona ANS a intervir na Prevent Senior

Entidades lançaram campanha nesta quarta (29) para coletar assinaturas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Idec (Instituto Brasildeiro de Defesa do Consumidor) acompanhado das entidades Quid, Engajamundo e Casa Galiléia lançaram nesta quarta-feira (29) uma campanha para pressionar a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) a intervir na gestão da Prevent Senior, que está na mira da CPI da Covid.

Chamada “Saúde não é experimento” a iniciativa pede que a ANS use o recurso de direção técnica, que é uma intervenção prevista nas regras da agência, para investigar a Prevent Senior e tomar medidas.

“Nós entendemos que a situação da operadora chegou a um ponto muito grave, que a ANS precisa intervir o mais rápido possível, porque essa é a melhor solução técnica, inclusive para os consumidores", diz o advogado do programa de Saúde do Idec, Matheus Falcão.

Ele afirma que o modelo do negócio da operadora, que administra a própria rede de hospitais, dá à empresa mais poder para definir protocolos clínicos e prescrever medicamentos sem eficácia.

Nesta semana, a ANS autuou a Prevent Senior após encontrar indícios de que a operadora não informou pacientes sobre os medicamentos sem eficácia comprovada ofertados para o tratamento da Covid-19. O auto de infração foi lavrado na segunda (27), e a operadora tem dez dias para apresentar defesa.

A operadora passou a ser investigada pela CPI depois que um grupo de médicos apresentou um dossiê com denúncias de que os hospitais da rede eram usados como laboratórios para estudos com kit Covid em pacientes. Segundo o documento, a empresa omitiu sete mortes de pessoas tratadas com hidroxicloroquina.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.