Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Trabalhador rural cultiva alimento, mas não pode pagar refeição, diz agência da ONU

Presidente do Ifad afirma que remuneração no campo é muito baixa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ifad (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), agência das Nações Unidas que atua em temas como segurança alimentar e pobreza em países em desenvolvimento, divulga nesta semana um relatório que aponta que os pequenos agricultores são responsáveis por produzir de 30% a 80% dos alimentos pelo mundo, mas recebem apenas 6,5% dos preços de supermercado, enquanto o maior lucro fica com distribuidoras, fabricantes e varejistas.

São considerados pequenos agricultores os produtores que trabalham em fazendas de até dois hectares.

Gilbert Houngbo, presidente do Ifad, disse nesta quinta (23), na sede da agência, em Roma, que é uma ninharia o salário recebido por esses trabalhadores rurais​, que cultivam grande parte da comida mas não podem pagar por uma alimentação saudável para suas próprias famílias.

A fala de Houngbo acontece na esteira do evento Food Systems Summit, realizado pela ONU, em Nova York, em que líderes globais discutem temas como a segurança alimentar, agricultura e meio ambiente, presidido por António-Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.

O presidente do Ifad direcionou sua fala aos participantes do Summit, enfatizando que a pobreza e a fome são os principais motores de migração, conflito e instabilidade.

Pequenas e médias empresas alimentares são responsáveis por 25% dos empregos em zonas rurais e 21% nas áreas urbanas, contratando, majoritariamente, mulheres e jovens, conforme os dados do relatório, cujos cálculos também apontam que, mundialmente, 3 bilhões de pessoas vivem em aproximadamente 500 milhões de fazendas de pequena escala em países de renda baixa e média.

com Mariana Grazini, Andressa Motter e Letícia Sé

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.