Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Mercados jovens enfrentam dificuldade por falta de experiência com inflação, diz sindicato

Presidente do Sincovaga afirma que o desafio é equilibrar preço final com reposição de estoque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os mercados de bairro e estabelecimentos de porte menor estão enfrentando um obstáculo a mais no avanço da inflação, segundo o Sincovaga (sindicato que reúne supermercados de todos os portes em São Paulo).

É que os negócios pequenos costumam ser mais jovens, ou seja, muitos deles não têm experiência para lidar com o problema, porque não viveram o passado inflacionário, afirma Alvaro Furtado, presidente do sindicato.

Segundo ele, com a oscilação nos preços, os comerciantes perdem referência, o que pode dificultar o abastecimento da lojas.

"Ao contrário dos comércios tradicionais, que atravessaram décadas, muitos dos pequenos nunca viveram um pico inflacionário. Surge uma dificuldade na operação e até na sobrevivência. Para se abastecer, eles precisam conseguir vender com um preço competitivo o suficiente a ponto de não perderem vendas, mas também não podem vender tão barato a ponto de não conseguirem repor na mesma quantidade depois", afirma.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.