Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Pesquisa do Procon mostra consumidor em fase de corte nos hábitos de compra

Órgão registrou maior endividamento e perda de renda na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pesquisa do Procon-SP sobre o poder de compra do consumidor na pandemia apontou queda na renda individual de 70% dos entrevistados em um levantamento com mais de 5.000 pessoas entre setembro e outubro. Pouco mais de 20% disse ter mantido o mesmo patamar de renda e 6% teve alta.

Para quase 35%, o fator responsável pela redução da renda foi a paralisação de suas atividades como autônomo ou empresário devido às restrições da pandemia. Demissão, morte na família e necessidade de ajudar na renda familiar também contribuíram para a mudança no padrão financeiro dos entrevistados, segundo a pesquisa do Procon.

Mais de 90% relataram piora nos gastos necessários, principalmente com alimentação. As contas de água, luz e gás também pesaram sobre mais de 20% dos entrevistados. Mais de 90% deles também dizem que foi preciso cortar alguns hábitos de consumo em itens como alimentação, energia, água, telefonia e internet.

O Procon também identificou um aumento na parcela dos consumidores que dizem estar com dívidas em atraso, especialmente em cartão de crédito, contas de consumo e empréstimos bancários.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.