Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Natal inflação

Estoque de decoração de Natal enfrenta crise na 25 de Março

Alta no custo da importação prejudicou reposição de mercadorias, dizem lojistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O comércio da rua 25 de Março, no centro de São Paulo, enfrenta uma crise de estoque baixo dos produtos de decoração de Natal neste ano, segundo lojistas da região.

O câmbio desfavorável e a falta de contêineres para o transporte marítimo das cargas prejudicaram a importação, afirma Pierre Sarruf, diretor da Univinco (União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências).

Tradicionalmente, mais de 50% dos enfeites são trazidos do exterior, o que elevou os custos neste ano. Para driblar o aumento, os lojistas reduziram a reposição de mercadoria e colocaram à venda o estoque de anos anteriores, segundo Sarruf.

"Quem se preparou está conseguindo ter um volume bom de vendas. Quem deixou para a última hora está tendo dificuldade. Algumas lojas estão sem estoque e com menos novidade", afirma.

O preço alto também mudou o comportamento dos consumidores, que têm optado pelos itens mais baratos neste ano.

"A venda está acontecendo, mas a gente percebe que o consumidor tem uma certa limitação para levar tudo o que deseja e não está comprando a qualquer preço", diz.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.