Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Comunidades isoladas do Pantanal terão painéis de energia solar

Instalação de sistemas será concluída em abril de 2022 e irá atender sete cidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) entregou 70 toneladas de alumínio para estruturas de sustentação de painéis solares fotovoltaicos, que irão gerar energia limpa e renovável para comunidades isoladas do Pantanal em Mato Grosso do Sul que não têm acesso a energia elétrica.

0
Placa de energia solar em Aracoiaba da Serra, no interior de São Paulo - Eduardo Anizelli 5.dez.19/Folhapress

O projeto, desenvolvido pela Omexom, do grupo Vinci Energies, pretende atender cerca de 5.000 habitantes de sete municípios distribuídos numa área de mais de 90 mil quilômetros quadrados. A previsão de conclusão da instalação dos sistemas é abril de 2022.

De acordo com a CBA, um único sistema tem capacidade para atender a uma casa com geladeira, televisão, rádio, três pontos de luz e um tanquinho de lavar roupas, por exemplo. A empresa afirma que os sistemas também irão utilizar baterias de lítio para armazenar energia para utilização noturna e dias nublados.

Foram investidos R$ 10 milhões em cinco anos de estudos de pesquisa e desenvolvimento do projeto, que abrange Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Miranda.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.