Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Energia solar em telhados e terrenos de SP avança, mas segue atrás de Minas Gerais

Associação do setor registra 111 mil sistemas instalados em casas, comércios e outras propriedades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Telhados e pequenos terrenos do estado de São Paulo ultrapassaram neste mês a marca de 1 gigawatt em geração de energia solar, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

A entidade afirma que há mais de 111 mil sistemas instalados em casas, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos de quase 640 cidades. Ao todo, 128 mil paulistas consomem energia gerada pela tecnologia.

São Paulo só fica atrás de Minas Gerais em potência instalada, com quase 13% do total nacional. Em terceiro lugar aparece o Rio Grande do Sul. No país, são 517 mil pontos de geração de energia solar própria em residências, segundo a entidade.

A tecnologia já atraiu mais de R$ 5,1 bilhões em investimentos desde 2012 no estado e diminuiu a emissão de 1,2 milhão de toneladas de gás carbônico, afirma a Absolar.

com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.