A Globo vendeu para a gestora Vinci Real Estate o complexo onde está localizada a sua sede em São Paulo, por R$ 522 milhões.
A empresa não deixará o espaço, mas passará a locá-lo da Vinci, com um contrato de exclusividade válido por 15 anos, prorrogáveis por mais 15, em operação conhecida como sale & leaseback.
Segundo fato relevante divulgado pela Vinci na sexta (17), o complexo tem aproximadamente 56 mil metros quadrados de área construída, sendo 39 mil metros locáveis, e é formado pela torre Jornalista Roberto Marinho, conhecida como JRM, além de três módulos de produção e uma área de apoio.
É no JRM que ficam os escritórios do grupo de comunicação, com capacidade para 1.300 funcionários, e onde são gravados os jornais regionais de São Paulo. Também no complexo são filmados o Jornal Hoje, o Jornal da Globo e a edição paulista do Globo Esporte, além de programas de entretenimento como o Altas Horas.
O valor inicial da locação está em R$ 84,67 por metro quadrado, que será corrigido anualmente pelo IPCA. Assim, o grupo de comunicação deve começar pagando um aluguel de cerca de R$ 3,3 milhões ao mês.
A sede da Globo tem frente para as avenidas das Nações Unidas e Chucri Zaidan, e para a rua Jornalista Roberto Marinho, o que a Vinci considera uma "localização estratégica".
Segundo o documento divulgado pela gestora, o complexo foi reformado recentemente e está alinhado às novas tendências de escritórios, com ambientes integrados e áreas de descompressão.
Dados da consultoria imobiliária JLL apontam que, no terceiro trimestre deste ano, o custo de locação dos imóveis comerciais de alto padrão na região da Berrini e da Chucri Zaidan estava em R$ 96,90 ao mês, em média, com 33% de taxa de vacância.
Em nota, a Globo afirmou que está "em pleno processo de revisão do seu modelo operacional" e, por isso, "vem buscando ampliar a sua eficiência através da captação de novas fontes de receita, da racionalização na gestão de custos e da ampliação da sinergia entre suas operações".
De acordo com o grupo de comunicação, a operação de venda e locação da sede "é parte da estratégia de tornar a empresa mais leve, ágil e flexível".
Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi
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