Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Atrações turísticas e casas noturnas defendem teste de Covid em massa e gratuito

Estabelecimentos pedem prevenção para evitar nova onda de restrições ao funcionamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entidades do setor de turismo e lazer se reúnem para pedir uma campanha de testagem gratuita e em massa para a população identificar casos de Covid, segundo a Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) e a CNTur (Confederação Nacional de Turismo).

As entidades defendem a testagem como forma de prevenção para evitar que a escalada recente de infecções provoque uma nova onda de medidas de restrição ao funcionamento de bares, restaurantes, casas noturnas e outras atividades turísticas.

Na última quinta (6), a cidade de Amparo, no interior de São Paulo, publicou decreto proibindo aglomerações e determinando o fechamento de comércios até 23h, entre outras iniciativas que começaram a ser levantadas.

Segundo Fabio Aguayo, presidente da CNTur, o cenário também preocupa por causa do aumento no número de afastamentos de funcionários infectados e de clientes receosos com a possibilidade de se infectar.

Algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife cancelaram o Carnaval neste ano. E o setor de turismo já sofreu um baque na última semana com a suspensão dos cruzeiros após o registro de passageiros contaminados.

O fechamento de 2021 na Decolar confirmou Rio de Janeiro e Cancún como destinos mais procurados pelos brasileiros. O ano também se consolidou como ponto de retomada após o período mais restritivo da pandemia para o setor.

Cancún se destacou como escala aos viajantes rumo aos Estados Unidos antes da liberação.

E os destinos nacionais avançam antes da retornada do internacional. Gramado e Porto de Galinhas ocuparam o segundo e o terceiro lugar no ranking baseado na procura por hospedagem no Decolar.

Segundo a empresa de viagens, o ano também foi marcado pela adesão ao uso do Pix, que avançou mais de 130% como meio de pagamento, no site no e app, no segundo semestre. O boleto parcelado cresceu 50%.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.