Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Dono da cervejaria Petrópolis recebe autorização para sair do Brasil

Envolvido na Lava Jato, Walter Faria terá de apresentar passagens para viajar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O dono da cervejaria Petrópolis, Walter Faria, recebeu autorização judicial para sair do país. O empresário foi um dos principais alvos da Lava Jato, em 2019, acusado de lavar dinheiro para a Odebrecht por meios de contas no exterior e doações eleitorais.

Walter Faria, presidente da Cervejaria Petrópolis, na fábrica da empresa em Boituva (SP), em 2005 - Luiz Carlos Murauskas -24.mai.05/Folhapress

Atendendo a um pedido de habeas corpus, o ministro do STJ Humberto Martins revogou na terça-feira (11) a medida cautelar que proibia a saída de Faria do território nacional.

Para viajar, o empresário terá de apresentar as passagens, com data de ida e volta, local de hospedagem e forma de comunicação.

Walter Faria se entregou à Polícia Federal em Curitiba em agosto de 2019, depois de ficar foragido por cinco dias. Considerado um dos homens mais ricos do Brasil, o empresário usou uma conta na Suíça para intermediar o repasse de quase US$ 3,7 milhões de propina relacionada aos contratos envolvendo dois navios-sonda da Petrobras, segundo as investigações. A ação está suspensa por decisão do ministro Ricardo Lewandowski.

Vanuê Faria, empresário e sobrinho de Walter Faria, também está liberado para sair do Brasil. Foi a revogação da sua medida cautelar que motivou o habeas corpus do dono do Grupo Petrópolis.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.