Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Hospitais privados pedem redução no tempo de afastamento de profissional de saúde com Covid

Associação que reúne instituições particulares diz que enviou pedido ao Ministério

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os hospitais privados enviaram um pedido ao Ministério da Saúde para que seja reduzido o tempo de afastamento dos profissionais da área que contraírem Covid, segundo Antonio Britto, diretor-executivo da Anahp (que reúne as grandes instituições da rede particular).

Ele afirma que os hospitais estão se desdobrando para atender a corrida aos pronto-socorros nos últimos dias, mas o setor também enfrenta o problema da redução de funcionários contaminados por Covid e Influenza.

"Resguardadas todas as garantias aos profissionais de saúde, sem que corram qualquer risco, isso permitiria reduzir um pouco o impacto", afirma Britto.

Segundo ele, o problema deixou de estar concentrado em poucos estados e se nacionalizou. A Anahp acaba de concluir uma pesquisa com mais de 30 associados em quase todo o país, que mostra um aumento médio de 655% no número de casos de Covid desde dezembro. Nos registros de Influenza, a alta foi de 270% em média.

As instituições consultadas no levantamento registraram 13.040 casos positivos de Covid no período, segundo a Anahp, o que representa uma participação de positividade acima de 20% no total de testes. Destes, 32% resultaram em internação desde dezembro.

"Algumas pessoas estão indo fazer teste apressadamente sem necessidade. Estamos fazendo um apelo à população para que avalie bem antes de ir ao hospital porque isso pode ter exposições desnecessárias", afirma Britto.

A Anahp preparou material informativo para divulgar pedindo que procurem o pronto-socorro apenas os pacientes sinais mais graves, como falta de ar, febre persistente e tosse intensa ou com doenças crônicas pré-existentes. Para os que tiverem com sintomas leves ou assintomáticos, a recomendação é que priorizem a busca por atendimento ambulatorial, como consultas médicas e telemedicina.

Nesta quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro diminuiu para, no mínimo, 7 dias o período de isolamento de pessoas com Covid. Para os casos assintomáticos, a recomendação é de 5 dias de quarentena, mas uso de máscara por 7.

As autoridades de saúde dos Estados Unidos fizeram movimento semelhante. Em dezembro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês) reduziu de 10 para 5 dias o tempo de isolamento recomendado para infectados pelo coronavírus sem sintomas ou com sintomas leves.

A medida, anunciada em meio ao aumento de casos de Covid no país, visava diminuir os impactos do vírus no cotidiano e na economia, já que a falta dos trabalhadores afastados dificultou a operação de voos, restaurantes e comércio na época de fim de ano.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.