Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu câncer

Empresa faz recall de álcool em gel do Mickey e do Baby Yoda nos EUA por substâncias cancerígenas

FDA encontrou benzeno e metanol em produtos da marca Disney

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Produtos da Disney para higienizar mãos com álcool etílico 68%, similar ao álcool em gel, ilustrados pelos personagens do Mickey e Baby Yoda estão sendo recolhidos das prateleiras nos Estados Unidos após testes que detectaram a presença de substâncias cancerígenas na sua composição.

Cara do Mickey
Rótulo da embalagem do produto retirado do mercado nos EUA - Divulgação FDA

O FDA (Food and Drug Administration) encontrou benzeno no desinfetante com o personagem de Star Wars e metanol no produto do Mickey.

Segundo o FDA, ao ser notificado dos resultados dos testes no final de fevereiro, a Best Brands determinou que os lotes, produzidos entre abril e maio de 2020 e distribuídos por todo o país, fossem retirados do mercado. Nesta segunda (4), a empresa anunciou ainda um recall voluntário.

Ilustração do Baby Yoda
Rótulo de produto retirado do mercado nos EUA - Divulgação FDA

A exposição ao benzeno pode causar leucemia e doenças do sangue, e quem se expõe ao metanol pode ter cegueira permanente, danos ao sistema nervoso central e até a morte, de acordo com o FDA.

O órgão afirma que, até o momento, a Best Brands não recebeu nenhum relato de eventos adversos relacionados a esses lotes ou a quaisquer outros de seus produtos de higienizar as mãos.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.