Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu FGTS Auxílio Brasil

Confiança do consumidor brasileiro sobe, mas pessimismo ainda permanece

Índice de abril chegou a 91 pontos, o melhor desde o início da pandemia, diz ACSP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Embora tenha atingido o patamar mais alto desde o início da pandemia, o indicador da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) que mede a confiança do consumidor brasileiro permanece no campo pessimista.

O índice chegou a 91 pontos em abril, seguindo a tendência de crescimento registrada desde maio do ano passado, quando o nível desceu aos 76 pontos —o menor desde que a Covid chegou ao Brasil. Porém, se mantém ainda abaixo da metade dos 200 equivalentes à pontuação máxima.

Imagem mostra pessoas caminhando num corredor de um shopping. Algumas seguram sacolas de compras.
Movimentação para compras de natal no Shopping Pátio Higienópolis em dezembro - Jardiel Carvalho/ Folhapress

Segundo a entidade, o resultado mostra que o consumidor ainda está cauteloso na hora de fazer compras devido ao cenário de inflação, juros e endividamento. Mas há um ânimo com o fim das restrições da pandemia e a liberação de recursos como o FGTS e o Auxílio Brasil.

Entre os entrevistados, 45% disseram ter uma percepção negativa sobre sua situação financeira, o que diminui a disposição para comprar itens mais caros, como carro, casa e geladeira.

No levantamento deste mês, elaborado pela Pinion, Norte e Centro-Oeste foram as regiões mais confiantes, ultrapassando os cem pontos no índice. Na outra ponta, o Nordeste aparece com 78 pontos, segundo o levantamento realizado com 1.676 brasileiros.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.