Embora tenha atingido o patamar mais alto desde o início da pandemia, o indicador da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) que mede a confiança do consumidor brasileiro permanece no campo pessimista.
O índice chegou a 91 pontos em abril, seguindo a tendência de crescimento registrada desde maio do ano passado, quando o nível desceu aos 76 pontos —o menor desde que a Covid chegou ao Brasil. Porém, se mantém ainda abaixo da metade dos 200 equivalentes à pontuação máxima.
Segundo a entidade, o resultado mostra que o consumidor ainda está cauteloso na hora de fazer compras devido ao cenário de inflação, juros e endividamento. Mas há um ânimo com o fim das restrições da pandemia e a liberação de recursos como o FGTS e o Auxílio Brasil.
Entre os entrevistados, 45% disseram ter uma percepção negativa sobre sua situação financeira, o que diminui a disposição para comprar itens mais caros, como carro, casa e geladeira.
No levantamento deste mês, elaborado pela Pinion, Norte e Centro-Oeste foram as regiões mais confiantes, ultrapassando os cem pontos no índice. Na outra ponta, o Nordeste aparece com 78 pontos, segundo o levantamento realizado com 1.676 brasileiros.
Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins
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