Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Entidade lança selo para certificar produto acessível a cegos

Primeiro equipamento será uma máquina de pagamento, diz ONCB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) criou um selo para embalagens e equipamentos acessíveis a deficientes visuais.

Chamada Soina, a certificação, que será lançada em junho, foi desenvolvida por pessoas cegas e com baixa visão. Elas serão responsáveis por testar e apontar fragilidades e melhorias na acessibilidade dos produtos, segundo Alberto Pereira, presidente da entidade.

"Queremos conscientizar a sociedade da importância de ser acessível, para que uma pessoa cega ou com baixa visão possa pagar sua conta sozinha, sem precisar passar sua senha para alguém. Na hora de usar uma máquina de lavar roupas, que o painel seja acessível para ela dar os comandos", diz Pereira.

0
Máquina de cartão - Gabriel Cabral/Folhapress

Ele afirma que a ONCB já foi procurada por empresa de alimentos que quer implementar o selo em suas embalagens e por fabricante de eletrodomésticos, como máquinas de café.

O primeiro produto com a certificação será uma máquina de pagamento de crédito e débito da empresa Perto S.A., que foi testada pela ONCB.

O modelo tem teclado físico, touch screen e sintetizador de voz que, quando acionado, fala as informações que aparecem na tela durante a compra.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.