Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Guarulhos vai cobrar taxa de poluição de aeronaves em Cumbica

Projeto de autoria da prefeitura foi aprovado na Câmara Municipal nesta sexta (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os planos da Prefeitura de Guarulhos para criar uma taxa de poluição a ser cobrada das companhias aéreas que operam em Cumbica, o maior aeroporto do país, está prestes a sair do papel.

O projeto de lei que institui a chamada TPA (Taxa de Preservação Ambiental) foi aprovado pelos vereadores nesta sexta (27) e deve ser sancionado pelo prefeito para começar a vigorar a partir de 2023.

A taxa será de 3 UFGs (Unidades Fiscais de Guarulhos) para cada tonelada de peso total da aeronave aferido antes da decolagem, ou seja, abrange combustível, carga, passageiros, bagagem e o próprio avião. Cada UFG equivale a R$ 3,9381.

Aeroporto de Cumbica, durante o desembarque de 120 mil doses da vacina Coronavac, em 2020 - Zanone Fraissat - 19.nov.2020/Folhapress

Os aviões militares ficam isentos. Segundo a prefeitura, os recursos serão destinados a projetos ambientais e de saúde pública.

Quando o projeto foi incialmente pensado pela prefeitura em 2019, a ideia era cobrar dos próprios passageiros, no preço dos bilhetes, mas o debate evoluiu para recair sobre as companhias.

Segundo a prefeitura, a cobrança visa mitigar os impactos ambientais da poluição atmosférica e do barulho das turbinas.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.