Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação

Restaurantes registram Dia das Mães com crescimento acima de 2019

Abalado pela pandemia, setor relata faturamento 30% superior na data

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Depois de dois anos afetados pela pandemia, os restaurantes relataram alta superior a 30% no faturamento no Dia das Mães deste ano em relação à data em 2021, segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, associação do setor.

Na comparação com o Dia das Mães de 2019, no pré-pandemia, Solmucci fala em estimativas de 10% a 15% de alta neste final de semana.

"É o primeiro momento que a gente tem para juntar as famílias. Ainda que, em 2021, já tivesse tido algum avanço, havia uma preocupação com as pessoas mais velhas. [Hoje] está sendo fantástico. Tudo está lotado", afirma.

Imagem mostra multidão de pessoas reunida em frente a um restaurante vermelho. Há pessoas na calçada e na varanda do estabelecimento. Do lado direito, há uma rua de paralelepípedo.
Restaurante em Santa Felicidade, polo gastronômico de Curitiba - Divulgação

Segundo ele, houve um esforço dos estabelecimentos em segurar o repasse do aumento nos custos, o que pode ter contribuído para o desempenho positivo.

Sylvio Lazzarini, diretor dos restaurantes Varanda Grill e membro da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), também vê como positiva a movimentação neste fim de semana, que recuperou o patamar de 2019, segundo ele.

"A gente sente que o nível de confiança do consumidor é maior. E também tem aquela coisa do ‘eu preciso me reunir com a família, preciso comemorar e viver’", diz.

Na região Sul, o resultado também foi positivo. Balneário Camboriú e outras cidades turísticas tiveram restaurantes cheios, graças à liberação das restrições e ao tempo firme, diz Fabio Aguayo, presidente da Abrabar, associação de bares e casas noturnas.

Segundo ele, donos de estabelecimentos de Santa Felicidade, polo gastronômico de Curitiba, relataram que este foi o melhor Dia das Mães dos últimos cinco anos.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.