Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Siderúrgicas recuam na alta do aço após corte em tarifa de importação, diz construção

Tensão entre setores subiu nesta semana com planos do governo de reduzir o imposto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A redução no imposto de importação de dois tipos de vergalhões de aço, anunciada pelo governo nesta quarta-feira (11), já fez as siderúrgicas se mexerem para não perder espaço no mercado, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

A entidade diz que empresas do setor foram procuradas por algumas siderúrgicas, que desistiram das propostas anteriores de elevar os preços.

"Já temos informações de visitas de siderúrgicas retirando a nova tabela de preços", diz José Carlos Martins, presidente da entidade.

Imagem mostra homens trabalhando numa siderúrgica.
Detalhe da produção de autopeças na siderúrgica MTA Fundições que recicla metais para produzir peças de automóveis - Marta Escurra/ Folhapress

A tensão entre a indústria da construção e as siderúrgicas subiu nesta semana quando o governo anunciou que cortaria as tarifas de importação.

O Instituto Aço Brasil, que representa companhias como Gerdau e Usiminas, chegou a acusar as empresas da construção de levar informações erradas ao ministro Paulo Guedes para convencer o governo de que o aço brasileiro está muito caro.

As siderúrgicas queriam que o vergalhão de aço fosse retirado da lista dos itens que teriam a tarifa cortada, mas o governo acabou reduzindo de 10,8% para 4% o imposto do produto. A CBIC comemorou a medida.

Conforme o Painel S.A. antecipou, a indústria da construção vinha se movimentando para buscar mais aço no mercado internacional, como fez no ano passado, com o objetivo de driblar os preços.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.