Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresas de ônibus levam queda de braço sobre fretamento a Brasília

Companhias travam disputa no Judiciário em meio a debate sobre regulamentação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A queda de braço em torno da regulamentação no mercado de ônibus fretado vai ser levada a Brasília nesta terça-feira (28).

Representantes das empresas participam de reunião conjunta entre parlamentares da CVT (Comissão de Viação e Transporte) com membros dos ministérios da Economia, da Infraestrutura, do Turismo, Casa Civil e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Imagem mostra ônibus branco circulando em avenida
Ônibus fretado no corredor na Avenida Cruzeiro do Sul - Robson Ventura - 11.ago.16/Folhapress

Sem regulamentação, startups que operam com fretamento coletivo, como a Buser, e as viações de ônibus tradicionais travam disputa no Judiciário.

Marcelo Nunes, presidente da Abrafrec (Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos), que reúne prestadores de serviço para plataformas como a Buser, diz que as empresas pleiteiam a abertura do mercado. Segundo ele, existe uma analogia com a disputa que aconteceu entre táxi e Uber.

A Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) disse que acompanha o movimento.

Para a entidade, é preciso tratar o serviço fretado privado de forma diferente do transporte público rodoviário de passageiros regular, que serve para atender milhões de pessoas que dependem do transporte com frequência, universalidade, capilaridade e estrutura.

"Certamente o legislativo terá muita atenção ao tratar direitos conquistados pela população ao longo de tantos anos e não será ludibriado facilmente com argumentos que não se sustentam ou que colocam em risco a mobilidade no país", diz a Abrati em nota.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.