Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu transporte público

Ferrovias esperam mais dez reajustes de frete neste ano

Revisões anuais previstas em concessão se baseiam no IPCA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto as empresas de transporte ferroviário pedem à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) um reajuste extraordinário para equilibrar os impactos da disparada do diesel sobre o setor, a agência reguladora tem outros dez aumentos ordinários para conceder neste ano.

São os reajustes anuais, previstos nos acordos de concessão, com base no IPCA para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Quatro concessionárias terão suas tarifas reajustadas em julho: Rumo Malha Oeste, Vale Estrada de Ferro Carajás, Vale Estrada de Ferro Vitória a Minas e Ferrovia Norte Sul Tramo Central.

Em agosto será a vez da Ferrovia Centro-Atlântica. Em setembro, a da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Em outubro, a Estrada de Ferro Paraná Oeste.

Imagem aérea de ferrovia - Eduardo Anizelli/ Folhapress

A MRS Logística tem o reajuste programado para novembro, segundo a ANTT, antes da Ferrovia Norte Sul Tramo Norte e da Ferrovia Transnordestina Logística, em dezembro.

Outras delas já tiveram a revisão, como a malha central da Rumo, que foi de 11,73%.

Segundo a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), entidade que enviou ao regulador o pedido de ajuste extraordinário no frete, os efeitos do mega-aumento do combustível impactam tanto a operação quanto a construção de novas ferrovias.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.