Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Infraero pede para aumentar voos em Congonhas

Pedido foi enviado à Anac e está em análise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Às vésperas do leilão da 7ª rodada das concessões, agendado para agosto, a Infraero levou à Anac um pedido para expandir a capacidade de voos em Congonhas, gerando um racha no setor aéreo. Aumentar os pousos e decolagens (chamados de slots) no aeroporto é assunto espinhoso porque mexe com interesses diversos, desde os moradores do entorno afetados pelo barulho e o trânsito até as empresas aéreas, preocupadas com o aumento da concorrência no terminal.

Executivos de companhias aéreas contrários ao aumento dos slots em Congonhas dizem que a expansão pode gerar gargalos porque a infraestrutura atual não comportaria um crescimento do volume de passageiros nos horários de pico, o que pode abrir brechas para reclamações na Justiça, caindo no colo do concessionário que vier.

Imagem mostra avião da Gol pousando em aeroporto.
Avião pousa em aeroporto de Congonhas (SP) - Paulo Whitaker - 5.nov.18/Reuters

O dilema é que, por outro lado, a expansão da capacidade poderia ajudar a embelezar o ativo no leilão.

Procurada pelo Painel S.A., a Anac confirma que o pedido foi feito pela Infraero para aumentar a capacidade operacional do aeroporto e está sendo analisado pela agência. "A Anac ainda aguarda informações que foram solicitadas à Infraero sobre infraestrutura aeroportuária e segurança operacional", diz em nota.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.