Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu ameaça autoritária

Sindicalistas definem adesão a manifesto pela democracia e discutem protesto de rua

Entidades se encontram nesta quinta (28), na sede da UGT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e São Paulo

As centrais sindicais se reúnem nesta quinta (28), na sede da UGT, para determinar a adesão do grupo à "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito".

Na prática, a reunião no fórum das centrais será a oficialização do apoio ao documento, que já vem sendo individualmente definido entre as entidades nos últimos dias. A expectativa é que também saia do encontro a decisão de partipar de manifestações de rua.

Imagem mostra multidão protestando em meio a prédios.
Manifestação de servidores de SP em frente à Câmara Municipal contra a reforma da previdência municipal, em 2018 - Danilo Verpa/Folhapress

Além da UGT, estarão presentes CUT, Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e Nova Central.

Após novos ataques de Bolsonaro às urnas, as entidades e a sociedade civil têm reunido assinaturas em manifestos a favor da democracia. Um deles, intitulado "Em Defesa da Democracia e da Justiça", é endossado pela Fiesp e pela Febraban.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.