Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Rodrigo Garcia vai liberar restituição de IPVA para motorista com deficiência em SP

Medida deve beneficiar 250 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo e candidato à reeleição, vai liberar a restituição do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) de 2021 para pessoas com deficiência.

Cerca de 250 mil pessoas devem ser beneficiadas no estado.

Imagem mostra o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) em campanha - Rivaldo Gomes - 16.ago.2022/ Folhapress

O calendário de devolução deve ser divulgado depois que a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) for notificada pelo TJSP (Tribunal de Justiça) sobre a cobrança do imposto de 2021.

A polêmica sobre o IPVA para pessoas com deficiência começou em 2020, na gestão de seu antecessor, João Doria, quando o Governo de São Paulo enrijeceu as regras do tributo restringindo o alcance do benefício para veículos não adaptados em meio ao pacote de ajuste fiscal da época.

A restituição abrange apenas os valores pagos referentes a 2021, porque a regra foi reajustada em 2022, ampliando novamente o benefício. A partir deste ano, os motoristas têm direito à isenção do IPVA, mas precisam apresentar laudo pericial atestando a deficiência.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.