Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu transporte público

Entidades pedem sistema de mobilidade urbana inspirado no SUS

Manifesto sugere distribuição integrada de recursos e controle de bilhetagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Mais de 140 organizações da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em um manifesto, que será lançado nesta quinta (22), data que marca o dia mundial sem carro, para pedir a criação do SUM (Sistema Único de Mobilidade).

A ideia é que o sistema integre as esferas federal, estadual e municipal, nos mesmos moldes do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Geral interna em vagão do metro linha 5-Lilas
Visão interna de um vagão do metro linha 5-Lilas, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 09.set.2022/ Folhapress

Entre as sugestões, o grupo aponta distribuição de recursos de forma integrada entre as três esferas de governo, controle público sobre dados de bilhetagem eletrônica e promoção de linhas de financiamento para implementar infraestruturas de transporte público.

Segundo a ONG de defesa do consumidor Idec, que é um dos signatários do manifesto, o grupo reuniu esforços de entidades como a Fenametro (Federação Nacional dos Metroferroviários), o Sindicato dos Metroviários de São Paulo e o ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento).

A ideia, ainda de acordo com o Idec, é colocar o material no contexto do debate do projeto de lei 3278/2021, sobre o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tramita no Senado.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.