A percepção do público das redes sociais sobre a economia vem oscilando nos últimos meses. As mensagens de apoio ao cenário econômico se limitavam a 37% em junho e chegaram ao pico de 68% no mês seguinte. Agora giram em torno de 50%, de acordo com o monitoramento da agência de análise de dados e mídia .Map.
Apesar da queda nas avaliações positivas em agosto, o patamar permanece acima dos últimos oito meses.
No mês passado, as menções ao assunto inflação tiveram cerca de 60% das abordagens positivas. O tema do mercado de trabalho recebeu quase 65% de aprovação, ainda segundo a pesquisa, realizada com base na avaliação qualitativa de publicações no Twitter e no Facebook.
Para as próximas semanas, a .Map aponta focos de alerta. Quando o assunto é a fome, apenas 1,5% das manifestações são positivas.
"Mesmo com toda a militância da direita se movimentando para apoiar as medidas do governo, a opinião pública reconhece que há fome, sinal básico da desigualdade social", diz Marilia Stabile, diretora-geral da .Map.
Atualmente, a economia representa pouco mais de 10% do debate das redes, de acordo com o monitoramento.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
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